Volta ás aulas e a Saúde Bucal

Enquanto as crianças de todo o país se preparam para um novo ano escolar, você já pensou em como está a saúde bucal dos seus filhos?

Seu filho pode ter o melhor material e até mesmo estudar nas melhores escolas, mas se a saúde bucal não estiver em boas condições as consequências serão inevitáveis.

 De acordo com pediatras e dentistas o lanche que as crianças ingerem na escola e também em casa, influencia na saúde bucal, os refrigerantes e bebidas com grande teor de açucares tem sido cada vez mais ingeridas por crianças e adolescentes, aumentando o risco de obesidade e problemas dentários, segundo a American Dental Association (ADA) e a American Academy of Pediatrics (AAP)

Recomendamos que nessa volta as aulas, seus filhos consumam mais alimentos e bebidas naturais para melhores condições de saúde. Há muito tempo dentistas reconhecem que a alimentação  tem uma ligação direta com a saúde bucal.

Por isso juntamos alguns dos procedimentos necessários para que seu filho tenha uma boa saúde bucal:

  • Escovação e uso do fio dental : A escovação e o uso de fio dental são os principais   métodos para uma boa saúde bucal, cremes dentais com flúor  e a troca de escova a cada três meses é o recomendado para uma boa escovação e prevenção de problemas odontológicos, escovar os dentes pelo menos  três vezes ao dia . Ajude seu filho a usar o fio dental  para remover a placa que se aloja entre os dentes e abaixo das gengivas  para evitar problemas maiores, como  o calculo dental que é causado pelo endurecimento dessas placas e a retirada pode apenas ser feita por dentistas.
  • Consultas regulares: É de grande importância que a visita ao consultório seja regular ,para diagnosticar, tratar ou prevenir problemas dentais ,como a cárie que tem sido muito comum entre as crianças, cerca de 60% tem caries na faixa etária dos 5 anos.

Seu dentista pode sugerir tratamentos com flúor e selantes, diagnosticar e tratar problemas dentais ,evitando que seu filho sofra com dores e perca aulas.

  • Alimentação balanceada: Evitar que seu filho se alimente em grandes quantidades de amido e açucares ,(biscoitos,doces,bolos e  refrigerantes são os alimentos preferidos na hora do lanche, porém se ingerido de forma descontrolada pode se tornar o terror para as crianças e os pais. O primeiro efeito desse exagero de consumo é a carie  ,pois quando seu filho ingere esses tipo de alimentos ,ele está alimentando as bactérias da boca que digerem esse açúcar revertendo em ácidos que dissolvem  o esmalte dos dentes resultando em cáries. Portanto quanto maior for a  quantidade de alimentos açucarados ingeridos maior o risco da aparição de caries.

A Saúde bucal do seu filho tem que estar no topo da lista para essa volta as aulas, procure orientação do seu dentista para quaisquer duvidas e tratamentos adequados para o seu filho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *