Verdades e mentiras sobre implantes dentários

O implante dentário ainda é um mito entre as pessoas, quando falamos em implantes as pessoas ainda se assustam, mas será que os implantes são realmente tão ruins?

Por isso reunimos alguns mitos e verdades sobre esse tratamento dentário que ainda é levado com preconceito.

O que é um implante dentário?

Implante dentário é um pino feito de metal (geralmente de titânio) colocado dentro do osso, abaixo da gengiva e que tem a função de fazer o mesmo papel da raiz do dente. Em cima do implante é que o cirurgião dentista coloca o dente.

Todas as pessoas podem fazer implantes dentários?

Mito!

Os implantes não devem ser usados em todas as pessoas, pois nem sempre o seu caso necessita realmente de um implante, em outros casos o implante tem que ser feito algum tempo ou após algum tratamento que possa ser feito anteriormente.

Os implantes rejeitam?

Mito!

Não há nenhum implante que seja rejeitado pelo organismo. O organismo não entende que algo está sendo implantado pois o titânio é inerte ao osso. Os únicos problemas que podem aparecer juntamente com o implante. É a recuperação pós-operatória

, ou problemas na cirurgia ou pela qualidade do osso, mas não por rejeição

Os implantes importados são melhores que os nacionais?

Tanto os implantes nacionais quanto os internacionais têm ótima qualidade, assim como existem os péssimos internacionais e nacionais. Por isso a variação de preços de implantes em consultórios odontológicos.

Pacientes que não tem osso podem receber implantes?

Verdade!

Podem, mas antes precisam de um tratamento anterior para a colocação do implante. Essas cirurgias são feitas em ambiente hospitalar. Há casos que a necessidade é pequena, então o osso pode ser retirado da região do queixo, ou da boca ou tiber.Se o osso necessário é maior, o osso pode ser retirado em outras regiões do corpo como a crista do ilíaco (ossinho saltado na região por onde passa o cós da calça), da calota craniana ou da tíbia.

É possível colocar os implantes e os dentes no mesmo dia?

Verdade!

Mas na maioria dos casos, não é recomendado a colocação dos dentes no mesmo dia que a do implante. Para isso o paciente deve ter uma qualidade boa de ossos e dentes. Então para a colocação de implantes imediatos é necessário avaliar a quantidade óssea, o número de implantes e os dentes que serão implantados.

Dói colocar implantes?

Mito!

Não, a anestesia é local, exatamente a que se toma para fazer qualquer tratamento dentário. A única fase que poderia causar algum tipo de dor seria na hora de abrir a gengiva, mas hoje em dia nem isso fazemos muitas vezes. Quando chegamos no osso, a dor não ocorre, pois, o osso não tem inervação, então ele não dói.

Então não tenha medo!

Se é para um sorriso mais bonito, seja o que for faça valer a pena. Por isso escolha um dentista de confiança e faça do seu sorriso sua marca registrada!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *