Tenho feridas ou lesões na boca, o que pode ser?

É comum aparecer feridas bucais, e para identificá-las, alguns dos sintomas são:  inchaços, manchas, feridas na boca, lábios ou língua. Há vários tipos de feridas bucais, mas dentre muitas as aftas, o herpes simples, a leucoplasia (placa branca) e a candidíase(sapinho),são as mais comuns.

Não se preocupe se caso encontrar alguma ferida na sua boca, pois cerca de um terço da população sofre ou já sofreu com algum problema bucal do tipo. As inflamações e irritações podem ser doloridas e prejudicar a fala e a mastigação.

Se as feridas persistirem por uma semana ou mais, é recomendado procurar um dentista, para que a causa da ferida possa ser esclarecida, e evitar futuros problemas dentais mais graves como o câncer de boca e AIDS.

Alguns sinais que possam indicar feridas ou lesões bucais, são:

• Aftas

As aftas são uma resposta autoimune do organismo caracterizada por inflamações pequenas e brancas cercada por uma área avermelhada. Não são contagiosas e, mas são resposta á alguns problemas em seu corpo, como a baixa imunidade; E quanto mais baixa a imunidade, as aftas aparecerão com mais frequência.

Os traumas locais também influenciam muito na aparição das aftas: mordidas acidentais, dente afiado que provoca dano ao revestimento interno da boca, lesões ao escovar os dentes, dentaduras mal ajustadas, comida com consistência dura, procedimentos bucais, etc.

Fatores genéticos também podem aumentar as chances de aftas, se houver em sua família um histórico grande de pessoas que tiverem aftas em grande proporção, isso pode influenciar na aparição das aftas em seu caso.

Estresse e ansiedade também são um dos fatores que fazem com que as aftas apareçam. Dormir poucas horas, os consumos de cigarros favorecem, também, o aparecimento das aftas tanto na boca quanto na língua. Há muitos outros fatos também que influenciam na aparição de aftas nas bocas, por isso é bom ter uma rotina diária com cuidados bucais.

• Herpes simples ou herpes labial.

A herpes são bolhas que dolorosas que aparecem ao redor dos lábios, às vezes embaixo do nariz e também podem aparecer ao redor do queixo. Altamente contagiosas essas bolhas são formadas por um vírus.

A herpes muitas vezes é confundida por gripe forte, mas não se deixe levar pelos sintomas que não parecem tão perigosos.

O beijo é uma das principais formas de contagio, pois durante o beijo acontece a troca de saliva e se um estiver infectado automaticamente ele infecta a pessoa em que ela esta fazendo a troca de saliva.

O sexo oral também é uma das formas de transmissão do herpes, através do contato oral-genital, causando a herpes genital.

Dividir utensílios com outras pessoas também, aumenta a chance de contagio, usar a mesma colher ou garfo, tomar no mesmo copo, etc, é uma das causas para a contaminação desse vírus.

• Leucoplasia

Tem aparência esbranquiçada e pode aparecer no interior da bochecha, geniva e na língua. Geralmente esta associada ao fumo, tabaco de mascar, próteses mal colocadas, dentes quebrados e mordidas na bochecha. Mas a maioria das manchas são benignas, e com a falta do fumo e de álcool os sintomas podem melhorar. Porém, algumas dessas manchas apresentam sinais precoces ao câncer.

• Candidíase

Mais conhecida como sapinho, a candidíase é uma infecção fúngica. De tonalidade branca, amarelada ou avermelhada, nas partes úmidas da boca. E pode ser muito doloroso.

É muito comum em pessoas que fazem uso de dentaduras, recém-nascidos e em pessoas que tem alguma doença que faz a imunidade ser baixa.

Se essas feridas persistirem por muito tempo, procure imediatamente um dentista e evite problemas futuros.